"Estamos lançando o único campo de gás Kovykta, o maior no leste da Sibéria. Suas reservas recuperáveis são de 1,8 trilhão de metros cúbicos de gás", disse Putin, participando por videoconferência durante uma cerimônia televisionada.
O presidente disse que o lançamento do campo "dará um grande impulso ao desenvolvimento socioeconômico" das regiões orientais da Rússia.
"O campo de gás de Kovykta foi colocado em serviço", disse o CEO da gigante de energia russa Gazprom, Aleksei Miller, depois que Putin deu luz verde para a inauguração.
A entrada do Kovykta na cadeia de produção ocorre em um momento em que as exportações de gás russo para a Europa diminuíram após o aumento das tensões desde o início da operação militar especial de Moscou na Ucrânia.
A Rússia não tem gasodutos para transportar gás de seus campos de gás da Sibéria Ocidental e do Ártico que serviram à Europa para a China — mas há cerca de uma década começaram os esforços para desenvolver novos campos e construir o gasoduto Força da Sibéria para entregar ao mercado em rápida expansão.
O primeiro gasoduto Força da Sibéria entrou em operação e começou a enviar gás do leste da Sibéria para a China no final de 2019.