Panorama internacional

Turquia: 'Apreciamos' ações da Suécia para entrar na OTAN, mas Estocolmo 'precisa fazer muito mais'

Nações tentam se alinhar aos pedidos turcos para ingressarem na OTAN, mas Ancara não parece muito satisfeita com os passos dados, mesmo que diga que "apreciou" o que já foi feito.
Sputnik
Nesta quinta-feira (22), o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que Estocolmo não se moveu para extraditar ou congelar bens de pessoas que Ancara considera estarem ligadas ao terrorismo.
A declaração de Cavusoglu vai em oposição às tentativas da Suécia para tentar convencer o governo turco a aprovar sua candidatura de ingresso na OTAN.
De acordo com a Reuters, o ministro concedeu a afirmação durante entrevista coletiva na capital turca ao lado de seu homólogo sueco, Tobias Billstrom, que disse que Estocolmo tomou medidas concretas em todos os elementos de um acordo trilateral assinado em junho entre os dois países e a Finlândia.
Em resposta, Cavusoglu declarou que a Turquia apreciou os passos da Suécia até agora, mas que Estocolmo precisa fazer "muito mais".
Panorama internacional
MD da Turquia alerta que Finlândia e Suécia ainda 'não fizeram sua parte' para aderir à OTAN
Tanto a Finlândia quanto a Suécia vêm fazendo movimentos robustos para serem aceitas por Ancara para entrar na Aliança Atlântica. Na segunda-feira (19), foi anunciado que Helsinque poderia voltar a permitir a exportação de armas à Turquia, conforme noticiado.
Já a Suécia, disse que fortaleceria sua lei antiterrorismo como pedido por Ancara. Ambas as ações visando o passaporte para organização.
Quando os dois países começaram sua articulação no meio do ano para ingressar na OTAN, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que Moscou fornecerá uma resposta espelhada às ameaças que emanam da adesão das duas nações à Aliança Atlântica.
Comentar