Panorama internacional

Reforço da OTAN: grupo de batalha da Hungria atinge prontidão de combate, diz Defesa local

Nesta sexta-feira (23), o Ministério da Defesa da Hungria, declarou que o grupo de batalha da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no país atingiu o estado de prontidão de combate no final de setembro.
Sputnik
A declaração foi publicada em um comunicado oficial do Ministério da Defesa húngaro.
"Um dos grupos de combate foi criado na Hungria sob a liderança húngara e, até o final de setembro, já havia alcançado total prontidão operacional para implantação", diz o texto.
Cerimônia oficial de hasteamento da bandeira para o 66º aniversário da revolta anticomunista húngara de 1956, em frente ao Parlamento da Hungria, em Budapeste, em 23 de outubro de 2022
No início de março, os líderes da OTAN, após uma cúpula extraordinária da aliança militar ocidental em Bruxelas sobre a Ucrânia, concordaram em reforçar sua presença na Europa Oriental.
A medida teria como foco a mobilização de quatro grupos militares táticos localizados na Romênia, Bulgária, Hungria e Eslováquia. Segundo declarou o ministro húngaro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, disse o novo grupo de batalha da OTAN na Hungria incluirá centenas de militares dos Estados Unidos, Itália, Turquia, Croácia e Montenegro.
Comentar