De acordo com um comunicado do JCCC, o ataque foi realizado com armamento de artilharia de 155 mm durante a manhã, 09h20 no horário local (03h20 no horário de Brasília).
"Dois civis morreram como resultado [do ataque]. Informações adicionais sobre vítimas e danos estão sendo esclarecidas", disse o JCCC.
O centro disse também que as forças ucranianas dispararam dez mísseis contra Donetsk e a cidade de Heorhiivka, a oeste da capital da região.
Denis Pushilin, líder da República Popular de Donetsk, durante cerimônia em Mariupol, foto publicada em 30 de junho de 2022
© Sputnik / Sergei Baturin
No início da semana, o chefe interino do RPD, Denis Pushilin, pediu ao presidente russo, Vladimir Putin, que fortaleça a região com armamento. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o Ministério da Defesa da Rússia está tomando todas as medidas necessárias para melhorar a situação.
Iniciada em fevereiro, a operação militar russa na Ucrânia foi deflagrada após pedido de assistência militar da RPD e da RPL em meio a uma escalada de violações de cessar-fogo por parte das forças ucranianas na região. Em setembro, as duas repúblicas populares, assim como as regiões de Zaporozhie e Kherson foram incorporadas ao território russo após um referendo local.