Panorama internacional

Chefe da Roscosmos sugere que Belarus se junte ao projeto da estação espacial da Rússia

Neste sábado (24), o chefe da estatal russa Roscosmos, Yuri Borisov, disse durante visita a Moscou do presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, que Minsk poderia se juntar ao projeto da nova Estação Espacial Russa.
Sputnik
Lukashenko chegou à Rússia no início do dia para uma visita de trabalho que incluirá negociações sobre questões espaciais com a Rússia e uma cúpula informal da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), a ser realizada na segunda-feira (26) e terça-feira (27).
"Vamos para a estação russa junto conosco", disse Borisov a Lukashenko durante a visita ao centro Gagarin de treinamento estatal de cosmonautas, na região de Moscou, acrescentando que a Belarus poderia obter um módulo próprio na estação espacial russa.
O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, antes das negociações em Minsk, em 19 de dezembro de 2022
No início da semana, após conversas com Lukashenko, o presidente russo, Vladimir Putin, confirmou os planos de enviar um cosmonauta belarusso à Estação Espacial Internacional em 2023.
Em 20 de dezembro, a Roscomos afirmou que seis candidatos de Belarus chegaram ao centro de Gagarin para se submeterem a exames médicos e treinamento específico para um voo espacial.
Comentar