Em entrevista à Sputnik Brasil, Leda Maria Da Costa, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aponta que a carreira de Pelé é de uma importância essencial para a história do esporte mundial.
"É praticamente impossível contar a história do futebol mundial e, sobretudo, do futebol brasileiro, sem recorrer a uma imagem de Pelé, a imagem de uma jogada feita por Pelé, ao gesto de soco no ar de comemoração de um gol feito por Pelé. Com todos seus erros, com todos seus acertos, gravou seu nome na história individual e coletiva de gerações. Pelé nos deixou hoje fisicamente, mas enquanto ídolo, seu nome é imortal", afirma.
"Para o futebol brasileiro, o Pelé é fundamental por ser provavelmente o primeiro ídolo global, de fato, e que vai ter um reconhecimento externo imenso, uma figura altamente midiática, uma figura que conseguia unir um talento incrível esportivo com uma capacidade de manter uma imagem de ídolo muito bem cuidada, muito bem tratada. Isso é raro, nem todos os ídolos conseguem atingir esse tipo de construção de imagem. Acho que o Pelé é único nesse sentido", pondera a pesquisadora.
'O maior de todos os tempos'
"Pelé transcende o próprio futebol. Pelé transcende sociedades, Pelé transcende culturas e também não tenho dúvidas de que é um dos brasileiros mais importantes de todos os tempos. Até porque ele, sem ser um estadista, sempre teve honras de Estado ao ser recebido por reis, monarcas, príncipes, presidentes, primeiros-ministros, ditadores, democratas e por aí vai. Sempre foi uma imagem do esporte e do Brasil no exterior, algo que nenhum cidadão ou cidadã Brasileira conseguiu até hoje", afirma o pesquisador.
"Pelé, sem nunca ter sido um ativista político, um ativista social, um ativista do movimento negro, talvez tenha conseguido mais do que qualquer ativista conseguiu na sua época. Ele conseguiu mostrar que o elemento negro era capaz, era competente, tinha qualidade para desempenhar esse jogo jogado pelos pés", afirma, lembrando que a consagração de Pelé veio na Copa de 1970, quando o jogador ficou marcado por realizar "jogadas fantásticas".