Aizanoi foi fundada como uma cidade frígia no extremo oeste no reino da Frígia. Durante o período helenístico, a cidade desempenhava papel importante na luta entre os reinos de Pérgamo e Bitínia, e depois ficou sob o controle do Império Romano em 133 a.C.
A equipe de arqueólogos da universidade estava escavando nas proximidades das pontes romanas que atravessam o córrego Penkalas, um afluente do rio Rindakos, avança Heritage Daily.
Os pesquisadores encontraram cabeças de pedra de vários deuses gregos: Eros, deus do amor e erotismo, Dionísio, deus do vinho, do teatro e de rituais religiosos, o semideus Héracles, um herói na mitologia grega, e vários outros deuses do Panteão grego.
Além disso, eles desenterraram uma estátua quase completa, faltando apenas metade do seu pedestal e um pé. A estátua tem mais de dois metros de altura e retrata uma figura masculina, porém os arqueólogos ainda não determinaram se ela representa uma figura importante de Aizanoi, um herói lendário dos deuses. A julgar pelo estilo, o objeto tem cerca de 2.000 anos.
"Espero que possamos encontrar a peça que falta da estátua nos trabalhos que faremos em 2023", disse em comunicado o doutor Gokhan Coskun, que lidera as escavações.
Arqueólogos da universidade turca iniciaram as escavações em 2021 e, desde então, descobriram inúmeros artefatos, como fragmentos de estátuas de Afrodite, Héracles e Dionísio.