"Formar uma comissão governamental para o desenvolvimento de sistemas de drones, a fim de preparar propostas coordenadas para a implementação da política de Estado nesta esfera e resolver tarefas relacionadas, entre outras coisas, ao desenvolvimento, produção, certificação e operação de sistemas de aeronaves não tripuladas", disse o comunicado.
Putin solicitou que a comissão fosse formada até 15 de fevereiro e que um projeto nacional para o desenvolvimento de drones fosse aprovado até 1º de setembro.
A comissão vai ser responsável, entre outras coisas, pelos "meios de proteção contra o uso ilegal" de drones, bem como pelo "desenvolvimento da infraestrutura necessária para operar esses sistemas, treinamento de pessoal" e integração de aeronaves não tripuladas no espaço aéreo único da Rússia.
Além disso, o presidente ordenou a nomeação do primeiro vice-presidente do governo russo, Andrei Belousov, como chefe da referida comissão.
"O Ministério da Indústria e Comércio, juntamente com o governo de Moscou e a organização autônoma sem fins lucrativos Plataforma Nacional de Iniciativas Tecnológicas, deve garantir a realização anual de um fórum-exposição de produtos e soluções tecnológicas na esfera da aviação não pilotada", diz a declaração.
A diretiva também deve ser implementada até 1º de setembro de 2023.