O ministro observou que a Turquia e a Grécia tinham realizado consultas bilaterais sobre o reforço da confiança e cooperação na OTAN, acusando Atenas de sabotar essas reuniões recentemente.
Segundo Akar, Atenas está tentando apresentar seus problemas nas relações com Ancara "como questões da Turquia em suas relações com a OTAN, EUA e a UE", enquanto também os usa para distrair as pessoas de escândalos domésticos.
Em resposta aos políticos gregos que chamaram a Turquia de ameaça, o ministro disse que Ancara é um aliado confiável e não ameaça ninguém.
Na passada sexta-feira (30) o ministro da Defesa turco alertou a Grécia sobre graves consequências se implantar armamentos em ilhas no mar Egeu e estender suas águas territoriais.
De acordo com relatos da mídia, a Grécia planeja alargar suas fronteiras marítimas de seis para 12 milhas a sul e oeste de Creta. A Turquia alertou que não permitiria que as águas da Grécia fossem expandidas em sequer uma milha (1.852 metros) no mar Egeu.
A Turquia afirmou anteriormente que consideraria a expansão das águas gregas como uma razão para a guerra. Ancara acredita que, se a Grécia estender suas águas territoriais, isso praticamente cortará as águas turcas e privará a Turquia do acesso a águas internacionais, o que deixaria o país preso em suas águas territoriais.