Panorama internacional

Putin confirma a Erdogan abertura da Rússia ao diálogo se Kiev cumprir exigências determinadas

Em conversa telefônica com o líder turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente da Rússia Vladimir Putin confirmou a abertura da Rússia ao diálogo sobre a Ucrânia se Kiev cumprir os requisitos conhecidos e levar em consideração a nova realidade territorial, informou nesta quinta-feira (5) o serviço de imprensa do Kremlin.
Sputnik
"Levando em consideração a disponibilidade indicada por Recep Tayyip Erdogan de uma mediação turca para uma solução política do conflito, Vladimir Putin mais uma vez confirmou a abertura da Rússia a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram as exigências conhecidas e repetidamente expressas e levem em conta as novas realidades territoriais", aponta o comunicado.
Em conversa com Erdogan, Putin ressaltou o papel destrutivo do Ocidente que enche a Ucrânia com armas e lhe fornece designações de alvos.
"Do lado russo enfatizou-se o papel destrutivo dos países ocidentais que enchem o regime de Kiev com armas e equipamentos militares, fornecendo-lhe informações operacionais e designações de alvos", acrescenta o Kremlin.
Além disso, Putin salientou a necessidade de uma abordagem honesta, que sugere a remoção de barreiras às exportações russas.
"Na consideração do funcionamento dos Acordos de Istambul de 22 de julho de 2022 sobre a exportação de grãos ucranianos e o desbloqueio de suprimentos de alimentos e fertilizantes da Rússia, é salientada a necessidade de uma abordagem integrada e conscienciosa com a implicação da remoção de todas as barreiras à exportação russa", aponta a nota.
Panorama internacional
Putin: Rússia não vai desistir sob pressão do Ocidente e deve lutar (VÍDEO)
Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia depois que as repúblicas populares de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) pediram ajuda para se defenderem das forças ucranianas. O Ocidente respondeu impondo sanções abrangentes contra a Rússia.
Comentar