O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, e a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinarão a terceira declaração conjunta em 10 de janeiro, informou a assessoria de imprensa da aliança militar.
O evento ocorrerá na sede da OTAN, em Bruxelas. Em seguida, será realizada uma conferência de imprensa conjunta. A declaração conjunta deveria ter sido assinada em 2021, mas foi adiada por razões desconhecidas.
A União Europeia apontou que espera avançar nas negociações entre o bloco e a OTAN após a aprovação da estratégia de Bruxelas na esfera da defesa, denominada Bússola Estratégica.
O documento, aprovado em 21 de março de 2022, é um plano para fortalecer a segurança regional e visa estabelecer uma capacidade de implantação rápida de até 5 mil soldados "para diferentes tipos de crise".
As duas primeiras declarações conjuntas foram assinadas em 2016 e 2018. Elas delinearam como a UE e a OTAN agiriam juntas contra ameaças de segurança comuns, incluindo ameaças cibernéticas e híbridas.