De acordo com a mídia, a polícia e os promotores alemães afirmam que o homem é suspeito de preparar o ataque "motivado pelo extremismo islâmico". O jornal informou que o iraniano teria procurado obter as toxinas cianeto e ricina.
Segundo o tabloide, a polícia alemã realizou uma força-tarefa especial com homens fortemente armados e em trajes de proteção, em um prédio na cidade de Castrop-Rauxel, na noite de sábado (7) para domingo (8). Além do suspeito, também foi detido outro homem identificado como seu irmão.
De acordo com o jornal, as autoridades não souberam informar o quão avançado estaria o plano para o suposto ataque e se o suspeito havia escolhido um alvo específico.
O Bild afirma que as pistas sobre o suposto plano vieram de uma agência de inteligência aliada ao governo alemão. Segundo a mídia, as autoridades informaram que o iraniano supostamente apoia um grupo extremista sunita.
"Recebemos uma denúncia séria que levou a polícia a intervir", disse o ministro do Interior Herbert Reul, na manhã deste domingo, conforme publicou o Bild.