Notícias do Brasil

STF forma maioria para manter afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (11) para manter o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias.
Sputnik
O afastamento do governador foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, em liminar, na última segunda-feira (9), em razão das invasões nos prédios dos Três Poderes ocorridas no último domingo (8).
Até o momento, cinco ministros do STF acompanharam Moraes e já garantiram maioria na votação realizada no plenário virtual: Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
Na decisão expedida na segunda-feira, Moraes apontou que os atos violentos "somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência". O magistrado enfatizou que "a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira".
O julgamento se encerra no plenário virtual às 23h59 desta quarta-feira.

Moraes ordena multa e prisão em flagrante para vândalos e governo fecha Esplanada

Moraes determinou nesta quarta-feira (11) uma multa de até R$ 100 mil para quem invadir e vandalizar prédios públicos, além da prisão em flagrante de indivíduos que descumprirem a ordem. A medida valerá para todos os estados do Brasil.
Além disso, o interventor federal do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, concedeu uma entrevista coletiva de imprensa hoje (11) para anunciar uma série de medidas sobre a segurança pública de Brasília, em meio a atos organizados e anunciados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pelo país.

Força Nacional seguirá em Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu estender o período em que a Força Nacional ficará na região da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes em Brasília. O efetivo seguirá mobilizado até o dia 19 de janeiro.
A portaria foi assinada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na terça-feira (10) e publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (11).
Segundo Dino, foram lavrados 1.261 autos de prisão e apreensão pela Polícia Federal nos últimos dias. O ministro ainda prometeu apresentar um "pacote de propostas legislativas pela Democracia" ao Senado e à Câmara.
Notícias do Brasil
'Oposição dividida' e Lula 'mais forte': especialista aponta consequências do atentado em Brasília
Comentar