Panorama internacional

Maduro defende consolidação de bloco latino-americano para construir um novo mundo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (13) que é necessário unir esforços na América Latina e no Caribe para consolidar um bloco regional que contribua para a construção de um novo mundo multipolar e sublinhou que o seu país assume a liderança nesta batalha.
Sputnik

"Para que esse mundo chegue é necessário um bloco latino-americano-caribenho coeso, unido, avançado, por isso digo, anuncio, a Venezuela está na vanguarda da batalha pela construção desse mundo, de uma grande pátria, dessa força independente e soberana, que trará mais felicidade e prosperidade ao nosso país e a todo o continente", disse o presidente durante discurso.

Maduro ofereceu essas declarações na Assembleia Nacional da Venezuela em sua mensagem anual à nação, na qual presta contas de sua gestão em 2022.
O presidente destacou que "hoje mais do que nunca" é preciso avançar na consolidação de uma nova geopolítica regional e garantiu que a tem discutido isso com os demais presidentes latino-americanos, como o chefes de Estado de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, Colômbia, Gustavo Petro, e Argentina, Alberto Fernández.
Panorama internacional
Retorno de Lula fortalece conjunto da América Latina para 2023, diz pesquisador
"Chega uma nova hora, uma hora especial, para unir esforços e caminhos dos povos da América Latina e do Caribe, para avançar na formação de um poderoso bloco de forças políticas, de um poder econômico que fala ao mundo, que também convida o mundo à integração, que convida o mundo a construir novos pólos de poder", enfatizou Maduro.
Maduro enfatizou que é necessário construir "uma humanidade, como uma comunidade de destino compartilhado", como expressou o presidente da China, Xi Jinping, bem como a construção do mundo multicêntrico de que fala o presidente russo, Vladimir Putin.
Comentar