Panorama internacional

Turquia sobre aquisição de caças F-16 dos EUA sofrer objeção: 'Jogo injusto, cada hora é uma coisa'

Em outubro de 2021, Ancara solicitou a Washington a compra de 40 caças F-16 e quase 80 kits de modernização para seus aviões de guerra existentes.
Sputnik
Os EUA estão trabalhando na potencial venda de caças F-16 por US$ 20 bilhões (R$ 101 bilhões) para a Turquia. Entretanto, a possível negociação provocou uma objeção imediata de um parlamentar sênior norte-americano que há muito tempo se opõe ao acordo, conforme noticiado.

"Como já deixei claro repetidamente, me oponho veementemente à proposta do governo Biden de vender novas aeronaves F-16 para a Turquia", disse o senador Bob Menendez, presidente democrata do Comitê de Relações Exteriores do Senado.

Em uma coletiva de imprensa neste sábado (14), o porta-voz de Erdogan e seu principal assessor de política externa, Ibrahim Kalin, disse que as demandas de Washington relacionadas ao fornecimento dos caças eram "infinitas".

"Se eles continuarem pressionando a Turquia em outras direções com as sanções do F-16 [e] do F-35, e então a Turquia reagir, eles nos culparão novamente, então isso não é um jogo justo. Parece que a lista de demandas deles é interminável. Sempre há alguma coisa", disse Kalin citado pela mídia.

A aquisição de sistemas de defesa aérea russos pela Turquia em 2019 resultou na expulsão de Ancara do programa F-35 de próxima geração e antagonizou o Congresso dos EUA. Desentendimentos com Washington sobre a política para a Síria e o histórico da Turquia em direitos humanos e liberdade de expressão também pesam no sentimento do Congresso.
Panorama internacional
Ancara pede ao Ocidente que forneça à Turquia caças F-35 e sistemas Patriot sem pré-condições
Embora a venda ainda esteja em processo de revisão informal, o Congresso também não deve aprovar a venda enquanto a Turquia se recusar a prosseguir com a ratificação da adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN.
Comentar