Panorama internacional

Reino Unido retira embaixador do Irã em protesto contra execução de acusado de espionar para Londres

No sábado (14), o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, disse que Londres retirou temporariamente o embaixador britânico do Irã devido à execução do ex-vice-ministro da Defesa com cidadania britânica-iraniana Alireza Akbari.
Sputnik
Cleverly usou as redes sociais para publicar a posição da chancelaria britânica, acrescentando que sanções contra cidadãos iranianos foram impostas como resposta.
Estamos responsabilizando o regime. O Reino Unido sancionou hoje o procurador-geral iraniano [Mohammad Jafar Montazeri], convocou o encarregado de negócios e chamou temporariamente o embaixador do Reino Unido para consulta. Nossa resposta ao Irã não está limitada a hoje. Estamos considerando ações adicionais.
Mais cedo, a imprensa iraniana informou que as autoridades iranianas executaram Alireza Akbari sob a acusação de espionagem para a inteligência britânica. No início da semana, Cleverly instou o governo iraniano a anular a sentença de morte de Akbari, sustentando que a decisão tem motivação política e apontando desrespeito à vida humana.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, também condenou a execução de Akbari no Irã dizendo que a medida foi um "ato insensível e covarde."
Comentar