"Com o lançamento da produção em série dos fuzis automáticos AK-203, as estruturas militares indianas passarão a receber um fuzil de qualidade, confortável e moderno", disse a corporação em comunicado.
Em 2019, a Rosoboronexport, o grupo industrial russo Kalashnikov e a Índia estabeleceram a joint venture indo-russa Rifles Private Limited para a produção de fuzis AK-203 na cidade de Korwa, no nordeste da Índia.
O diretor-geral da corporação Rostec, Sergei Chemezov, da qual fazem parte a Rosoboronexport e o grupo Kalashnikov, destacou que o AK-203 é um modelo ergonômico, adaptável ao usuário e com altas características técnicas.
"O AK-203 é um dos melhores fuzis do mundo", acrescentou Chemezov, citado no comunicado. A Rosoboronexport renovou seu compromisso com a transferência de tecnologia para empresas indianas.
O CEO da Rosoboronexport, Aleksandr Mikheev, confirmou que a indo-russa Rifles Private Limited já produziu o primeiro lote dos fuzis mencionados.
Segundo o alto executivo, as entregas do AK-203 para o Exército indiano vão começar em breve e ele deu a entender que a joint venture vai poder exportar os fuzis para países terceiros.
Em dezembro de 2021, a Índia assinou um contrato com a Rússia para a aquisição de mais de 600 mil fuzis Kalashnikov AK-203.