Operação militar especial russa

Colômbia rechaça proposta dos EUA de entregar material de guerra russo à Ucrânia

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, revelou nesta terça-feira (24) que seu país possui material bélico russo solicitado pelos Estados Unidos para enviá-lo à Ucrânia, algo que a Colômbia rejeitou.
Sputnik
"Dos Estados Unidos nos pediram para entregá-lo à Ucrânia, e eu disse a eles que a Constituição colombiana manda a paz", disse o presidente durante entrevista coletiva no marco da VII Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade Latino-Americana e Estados do Caribe (Celac) em Buenos Aires.
Petro explicou que seu país possui material russo, como helicópteros, que apresentam problemas de manutenção que não podem ser resolvidos, já que "a assistência agora é impossível".
Panorama internacional
Eventual aproximação entre América Latina, Rússia e China deve gerar reação dos EUA, dizem analistas
Na quinta-feira (19), a chefe do Comando Sul dos EUA, Laura Richardson, citada pela mídia, declarou que Washington está cooperando com nove países latino-americanos para que eles transfiram para Kiev as armas de fabricação russa em sua posse, em troca de suprimentos de armas americanas.
A esse respeito, a Rússia indicou que monitorará de perto a situação em relação a possíveis entregas de armas da América Latina para a Ucrânia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Países da América Latina mantêm neutralidade em relação ao conflito ucraniano.
Panorama internacional
Por que governos europeus culpam a Rússia por suas próprias decisões que levaram à crise energética?
Comentar