Nesta terça-feira (24), as negociações trilaterais entre Turquia, Suécia e Finlândia sobre as perspectivas de adesão à OTAN dos dois últimos países foram suspensas indefinidamente por ordem de Ancara.
"A nosso pedido, o mecanismo trilateral entre a Turquia, a Suécia e a Finlândia foi cancelado indefinidamente", disse uma fonte à Sputnik, acrescentando que a próxima reunião dentro do quadro talvez seja agendada para fevereiro em Bruxelas.
A decisão turca acontece após um incidente no sábado (21), quando Rasmus Paludan, chefe do partido de direita dinamarquês Stram Kurs, queimou publicamente uma cópia do Alcorão em frente à embaixada turca em Estocolmo.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse anteriormente que, à luz desse incidente, a Suécia não deveria contar com o apoio da Turquia para sua adesão à OTAN.
O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, também sugeriu que as negociações entre Turquia, Suécia e Finlândia precisam ser interrompidas por um tempo, conforme noticiado.