Panorama internacional

Adesão à OTAN: EUA pedem que Turquia 'resolva preocupações' com Suécia e Finlândia

Nesta sexta-feira (27), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, declarou que os Estados Unidos querem que a Turquia continue trabalhando com a Suécia e a Finlândia para resolver as diferenças entre os países e garantir a adesão de Helsinque e Estocolmo à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Sputnik
A declaração de Kirby ocorreu durante uma coletiva de imprensa em meio ao surgimento de tensões entre Suécia e Turquia.
"Instamos a Turquia a continuar trabalhando com a Suécia e a Finlândia para resolver essas preocupações para que possamos chegar à adesão à OTAN o mais rápido possível", disse.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan fala durante encontro com seu equivalente russo, Vladimir Putin, durante encontro em Astana, no Cazaquistão, 13 de outubro de 2022
Nos últimos duas, as relações entre Suécia e Turquia se deterioraram após o líder do partido de extrema-direita dinamarquês Stram Kurs, Rasmus Paludan, queimar uma cópia do Alcorão do lado de fora da embaixada turca em Estocolmo com a permissão das autoridades suecas.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chegou a dizer após o incidente que a Suécia não deve contar com o apoio de Ancara ao pedido de adesão à OTAN. Além disso, as negociações trilaterais sobre a adesão à OTAN entre Turquia, Suécia e Finlândia foram adiadas a pedido de Ancara.
Comentar