O professor associado Orhan Varol, da Universidade Yuzuncu Yil, disse que no escudo de bronze, que se acredita ter pertencido a Argishti, um dos reis da antiga civilização de Urartu, foi detectada a existência de um novo país, chamado Qarini, escrito com o ideograma KUR.
Urartu foi um reino da Idade do Ferro, nos séculos IX-VI a.C. O reino estendia-se do norte da Mesopotâmia até o sul do Cáucaso, incluindo os territórios da atual Armênia e sul da Geórgia. No seu apogeu, Urartu era o Estado mais poderoso da Ásia Menor.
De acordo com o professor Orhan Varol, a maioria das inscrições urartianas se refere a campanhas militares e vitórias dos reis, registradas em blocos de pedra como andesito, basalto e calcário, ou em áreas rochosas.
"Também recebemos informações sobre guerras e vitórias em armas urartianas [...] Nas mãos do rei ou de um grande guerreiro, o escudo, que desempenhava um papel importante na vitória da guerra, ganha um significado simbólico e valor por ser gravado em [escrita] cuneiforme", disse o professor.
O escudo tem 40 centímetros de largura. Além da inscrição, há listras pontilhadas e curvas na sua superfície. O artefato contém novas informações sobre a expansão urartiana durante o reinado do rei Argishti.
O escudo do rei Argishti revela o nome de um país desconhecido
Foi descoberta "a existência de um novo país chamado Qarini, escrito com o ideograma KUR, símbolo do país."
Foi descoberta "a existência de um novo país chamado Qarini, escrito com o ideograma KUR, símbolo do país."
Desde o início da história do Reino de Urartu, foram fabricados artefatos muito característicos, incluindo centenas de cintos de bronze, juntamente com escudos, capacetes, sinos, arreios para cavalos, joias e vasos de cerâmica e metal de várias formas. Muitos desses artefatos têm inscrições e são decorados com motivos e cenas característicos, representando várias divindades, rituais reais, caçadas e batalhas.
Um estudo detalhado sobre o escudo de bronze e sobre Qarini será publicado em breve pelos professores da Universidade Yuzuncu Yil.