Panorama internacional

Apesar de sanções da UE e teto de preço, produção de petróleo russo está estável, diz vice-premiê

Vice-primeiro-ministro afirmou que medidas foram tomadas por empresas russas para contornar os embargos e encontrar novos mercados. A ação, em conjunto às iniciativas do governo, possibilita que o mercado do petróleo não desaqueça.
Sputnik
A produção e exportação de petróleo da Rússia é estável no momento, apesar do embargo da União Europeia e do teto de preço ao petróleo, disse o vice-primeiro-ministro russo Aleksandr Novak nesta quarta-feira (1º).
"Apesar das decisões que foram tomadas em relação ao embargo de fornecimento para a Europa e ao teto de preço que vigorou em dezembro passado, a situação com a produção e exportação de petróleo russo é estável. Todas as medidas necessárias foram tomadas, principalmente por nossas empresas, para encontrar novas cadeias logísticas e mercados", disse Novak após a reunião do Comitê Ministerial de Monitoramento da OPEP+.
O vice-premiê acrescentou que ainda há incerteza no mercado global, em particular em relação ao estado da economia mundial e ao crescimento da demanda na China. Ao mesmo tempo, Moscou se defende das sanções e embargos com seus próprios métodos.
Panorama internacional
Exportações de petróleo russo atingem maior nível desde abril de 2022, aponta Bloomberg
Há dois dias, o presidente russo, Vladimir Putin, publicou um procedimento para proibir o fornecimento do combustível aos países que fixaram o teto de preço ao petróleo russo, conforme noticiado.
Comentar