Entrando no mar de Ross, o quebra-gelo atingiu a elevação de 78 graus e 48 minutos de latitude sul, em que está localizada na Baía das Baleias. Mais de 100 anos atrás, em 1911, uma base implantada em sua geleira serviu como ponto de partida para a bem-sucedida expedição de Roald Amundsen ao Polo Sul.
O grupo de cientistas a bordo do Laura Bassi vai participar do estudo de larvas e alevinos de peixes, realizado pelo Instituto de Ciências Polares do Conselho Nacional de Pesquisas, em conjunto com a Universidade Parthenope de Nápoles.
Os primeiros resultados do estudo das características físicas da água do mar desde a superfície até ao fundo (que se encontra a 216 metros de profundidade) permitiram detectar uma elevada densidade de larvas e alevinos, bem como a presença de grandes massas de algas unicelulares, por isso que uma ampla frente de trabalho está se abrindo perante os cientistas, diz a nota.
O quebra-gelo Laura Bassi, batizado em homenagem a uma cientista italiana do século XVIII, deixou o porto de Trieste em novembro de 2022, rumo à Nova Zelândia. O retorno da embarcação à Itália está previsto para abril.
24 de janeiro 2023, 12:14