"Estamos vendo relatos de um balão transitando pela América Latina. Agora avaliamos que é outro balão de vigilância chinês", disse o porta-voz Patrick Ryder em comunicado à CNN.
Na quinta-feira (2), o Pentágono informou que estava monitorando um balão, classificado pelos EUA como um balão espião da China, que estava sobrevoando o território norte-americano.
Oficiais da Defesa dos EUA disseram que o balão foi observado por alguns dias desde que entrou no espaço aéreo norte-americano, voando em grande altitude. O incidente fez com que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelasse viagem diplomática à China.
Pequim disse que o primeiro balão detectado sobre os EUA é um dirigível civil usado para pesquisas científicas, que se desviou de seu curso devido ao vento.
"O dirigível é da China. É um dirigível civil usado para fins de pesquisa, principalmente meteorológicos. Afetado pelos Westerlies e com capacidade limitada de autodireção, o dirigível se desviou muito de seu curso planejado. O lado chinês lamenta a entrada não intencional do dirigível no espaço aéreo dos EUA devido a força maior", disse o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.