Operação militar especial russa

Ucrânia confirma que Israel prometeu transferir sistema de alerta de ataque aéreo para Kiev

Israel prometeu fornecer a Kiev tecnologia de alerta para ameaças aéreas, confirmou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, neste domingo (5).
Sputnik
Em janeiro, o embaixador ucraniano em Israel, Yevgen Korniychuk, afirmou que havia um acordo entre Tel Aviv e Kiev sobre a transferência de tecnologia de alerta para ataques de mísseis e drones.
"É verdade. Eles [Israel] prometeram essa [tecnologia de alerta] para nós", disse Reznikov segundo a agência de notícias ucraniana Ukrinform, sem dar detalhes sobre quando a Ucrânia receberia essa tecnologia.
No início da semana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse em entrevista que estava considerando fornecer assistência militar à Ucrânia, incluindo o sistema de defesa aérea Cúpula de Ferro (Iron Dome).
Anteriormente, o ministro da Defesa de Israel, Benny Gantz , disse em uma reunião com embaixadores da União Europeia que Israel não forneceria armas à Ucrânia por uma série de razões operacionais.
Moscou advertiu Israel na quarta-feira (1º) contra o fornecimento de armas à Ucrânia. O alerta ocorreu também depois de relatos nas últimas semanas de que Israel recusou pedido norte-americano para entregar dez baterias antiaéreas Hawk e centenas de mísseis interceptadores à Ucrânia.
O Kremlin já alertou mais de uma vez que o recente anúncio de envio de tanques por potências como Alemanha, EUA e Reino Unido mostra como o Ocidente está envolvido na crise e como isso pode trazer um conflito militar em grande escala para Europa.
Operação militar especial russa
Rússia e Israel discutem conflito na Ucrânia; diplomata israelense teria passado mensagem dos EUA
Comentar