"O Ministério para Situações de Emergência da Rússia está pronto para enviar socorristas à Turquia para ajudar a lidar com as consequências do terremoto que ocorreu nesta madrugada [6] na província de Gaziantep", disse uma fonte da entidade à Sputnik. Acrescenta-se que, segundo as instruções do chefe do ministério Aleksandr Kurenkov, 100 especialistas da unidade aeromóvel estão em estado de prontidão.
"O Ministério para Situações de Emergência da Rússia está sempre pronto para ajudar um Estado amigo, cujos cidadãos se encontram em uma situação difícil. Nossos socorristas têm todo o conhecimento e equipamento necessário para lidar com as consequências de tais emergências e estão prontos para partir para a zona do terremoto", aponta o comunicado, citando Kurenkov.
Além disso, segundo informou uma fonte à Sputnik, o Ministério da Defesa da Rússia está se preparando para enviar dois aviões Il-76 à Síria para ajudar nas consequências do forte terremoto.
O número de mortos na sequência do forte terremoto ocorrido hoje na Síria e na Turquia ultrapassou 500, tendo sido mais de 230 sírios e pelo menos 280 cidadãos turcos. Um terremoto de magnitude 7,4 ocorreu na madrugada desta segunda-feira (6) na província turca de Kahramanmaras.
O epicentro estava localizado a 37 quilômetros da cidade de Gaziantep, a uma profundidade de dez quilômetros. O terremoto foi seguido por cerca de 30 abalos secundários, sendo o mais potente de magnitude 6,6. Na Síria, o centro histórico de Aleppo foi severamente danificado.