Ciência e sociedade

Terremoto na Turquia provocou deslocamento de placas tectônicas em 3 metros, revelam cientistas

O terremoto no sudeste da Turquia provocou um deslocamento geológico das placas tectônicas da litosfera, que se moveram três metros, disse Carlo Doglioni, presidente do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV).
Sputnik
"A placa Arábica deslocou-se cerca de três metros em direção nordeste-sudoeste em relação à placa da Anatólia", disse o especialista ao jornal Corriere della Sera. O local do terremoto se encontra precisamente no lugar onde as duas placas se juntam.
Segundo o cientista, "é como se a Turquia tivesse se deslocado para sudoeste". Doglioni acrescentou que a dimensão total da falha é de pelo menos 150 quilômetros e que tudo aconteceu em poucas dezenas de segundos.
Na madrugada desta segunda-feira (6) um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu o sudeste da Turquia, e , segundo o presidente do país Recep Tayyip Erdogan, foi o mais potente desde 1939. Destruições também foi relatadas em várias regiões da Síria, nomeadamente nas províncias fronteiriças com a Turquia.
Islândia pode ser o topo de continente afundado, afirma nova teoria geológica
Os tremores foram igualmente sentidos na capital libanesa, Beirute. De acordo com os últimos dados, o número de mortos na sequência do terremoto na Turquia aumentou para 3.432 e de feridos para cerca de 21 mil.
Comentar