Após a tragédia causada pelo terremoto na Turquia e na Síria, o governo brasileiro decidiu enviar uma missão para ajudar na castátrofe mortal para mais de 11.200 pessoas, e que deixou centena de milhares feridas.
Muitas ainda estão soterradas e pela cidade pode-se escutá-las, mas a falta de estrutura que vai dos bombeiros até o hospital é grande, e muitos não estão conseguindo sair. Algumas ainda acessam o celular e estão enviando para jornalistas a localização delas em tempo real.
Diante desse cenário, a equipe deve embarcar ainda hoje para a Turquia em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), relata o jornal O Globo.
Foto aérea mostra a destruição em Kahramanmaras, sul da Turquia, 8 de fevereiro de 2023
© AP Photo / Ahmet Akpolat
Composta por 42 pessoas, sendo a maioria bombeiros, também estarão na aeronave quatro cães farejadores para ajudar nas buscas, sendo que um deles atuou no desastre do rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019, escreve a mídia.
Os bombeiros são dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além médicos e dois da Defesa Civil. Eles levam consigo cinco toneladas de equipamentos para serem usados nas buscas por pessoas.
A Rússia também enviou equipes para Síria. Dez destacamentos combinados de 300 militares russos e 60 unidades de equipamento estão no pais para ajudar a lidar com as consequências do devastador terremoto, informou na segunda-feira (6) o Ministério da Defesa russo.