Os EUA realizaram um teste de lançamento do míssil balístico intercontinental Minuteman III, anunciou na sexta-feira (10) a Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
"Um teste operacional de lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, quinta-feira, 9 de fevereiro, às 23h01, horário do Pacífico [04h01, horário de Brasília]", comunicou ela.
A família de mísseis balísticos intercontinentais terrestres Minuteman em três estágios foi originalmente projetada como um dissuasor nuclear durante a Guerra Fria com a URSS. Neste momento o Minuteman III é o único míssil balístico intercontinental terrestre em serviço nos EUA.
Segundo registros públicos, os EUA possuem um total de 450 mísseis Minuteman III. O Minuteman III está em serviço do Exército dos EUA desde 1970, mas a produção do míssil foi interrompida no final de 1978. Esta arma é capaz de atingir alvos em um raio de 12.000 quilômetros.
Os EUA têm periodicamente conduzido testes de mísseis balísticos intercontinentais Minuteman III. As atividades nucleares do país norte-americano aceleraram após terem abandonado o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que assinaram em 1987, mas abandonaram em 2019.