Panorama internacional

Tentando responder à influência da China, EUA reforçam relações com Micronésia

O país norte-americano formalizou um acordo com o país do Pacífico que visa implicitamente contrariar a influência de Pequim, que expandiu as relações com os países locais no último ano.
Sputnik
Os EUA anunciaram na sexta-feira (10) que assinaram um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) com os Estados Federados da Micronésia em meio a preocupações com a expansão da influência da China, escreve a agência britânica Reuters.
"O Memorando de Entendimento foi assinado como parte das negociações em andamento do Tratado de Livre Associação e confirma nossa visão compartilhada de uma parceria forte e duradoura que continuará beneficiando ambas as nações e também toda a região do Pacífico", diz a declaração conjunta.
O memorando afirma a "nossa estreita e contínua parceria e refletindo nosso entendimento comum alcançou níveis e tipos de assistência futura dos EUA a ser solicitada para os Estados Federados da Micronésia".
Panorama internacional
Austrália assina acordo de defesa com Fiji para combater China junto aos EUA
Quanto à Micronésia, ela não deu comentários sobre a questão.
Até agora, além da Micronésia, os EUA assinaram MoU com dois outros Estados do oceano Pacífico, as Ilhas Marshall e Palau, além de alcançarem consenso sobre assistência econômica, de acordo com o Departamento de Estado.
Tais passos por Washington aconteceram após uma dinamização em 2022 das relações entre os países da região e Pequim. A Austrália e a Nova Zelândia também tentaram reforçar os laços com os Estados da região em resposta a esses eventos.
Comentar