"Hoje às 14h42, sob a direção do presidente Biden e com base nas recomendações do secretário [de Defesa dos EUA] [Lloyd] Austin e da liderança militar, um F-16 disparou um AIM9x para abater com sucesso um objeto aéreo voando em aproximadamente 20.000 pés de altitude no espaço aéreo dos EUA sobre o Lago Huron, no estado de Michigan", disse o Pentágono em um comunicado de domingo.
"Seu trajeto e altitude levantaram preocupações, incluindo que poderia ser um perigo para a aviação civil."
De acordo com o comunicado, nenhum civil foi afetado. O objeto foi rastreado pelo Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês), que reúne operações dos EUA e do Canadá, desde a manhã de domingo.
"Com base em sua trajetória de voo e dados, podemos conectar razoavelmente este objeto ao sinal de radar captado sobre Montana, que voou próximo a locais sensíveis do Departamento de Defesa. Não avaliamos que seja uma ameaça militar cinética a qualquer coisa no solo, mas avaliamos que era um risco de segurança de voo e uma ameaça devido às suas capacidades de vigilância em potencial. Nossa equipe agora trabalhará para recuperar o objeto em um esforço para obter mais informações", acrescentou o Pentágono.
No sábado (11), militares da NORAD abateram um objeto voador não identificado detectado sobrevoando a província de Yukon, região montanhosa localizada no norte do Canadá. Informação foi confirmada pelo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que disse ter discutido a situação com o presidente dos EUA, Joe Biden.