"Após o terremoto devastador que atingiu a Síria e a Turquia na semana passada, a UE continua trabalhando em todas as frentes para canalizar ajuda de emergência para ambos os países", disse o comunicado.
Os armazéns da UE na Itália e em Dubai foram mobilizados para entregar ajuda humanitária à Síria, o que inclui tendas para o inverno, aquecedores, cobertores, água, artigos sanitários e de higiene pessoal e outros materiais necessários.
A ajuda deve ser distribuída tanto nos territórios sob controle do governo — juntamente com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho — quanto em áreas não controladas pelo governo no noroeste da Síria, em cooperação com a Organização Internacional para Migração.
12 de fevereiro 2023, 17:58
Além disso, 10 países europeus (Áustria, Bulgária, Chipre, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Romênia, Eslovênia e Noruega) ofereceram à população síria milhares de barracas, cobertores, colchões, camas, geradores, aquecedores, remédios, alimentos, roupas e outros itens através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
Para a Turquia, o bloco também vai mobilizar apoio adicional para atender aos seus pedidos de assistência.
No total, 21 países europeus e três Estados participantes do Mecanismo de Proteção Civil da UE ofereceram 38 equipes, incluindo 1.652 socorristas e 105 cães de busca.
Além disso, a Comissão Europeia está canalizando a oferta de unidades habitacionais e artigos de abrigo de emergência da RescEU — outra camada de ajuda humanitária do bloco.
Vários tremores devastadores atingiram o sudeste da Turquia e o noroeste da Síria no dia 6 de fevereiro, matando milhares de pessoas, deixando milhares de desabrigados e afetando a infraestrutura de várias regiões nos dois países.