Os relatos do tiroteio começaram a surgir por volta das 17h no horário local (às 21h de Brasília). Os tiros teriam começado na área da praça de alimentação do shopping. O estado de saúde dos feridos é desconhecido até agora.
O Departamento de Polícia de El Paso informou que o local do crime está cercado e que uma pessoa possivelmente envolvida no ataque foi levada sob custódia.
Apesar disso, o sargento do departamento Robert Gomez declarou que as autoridades continuam realizando uma busca para garantir que havia apenas um atirador. Enquanto isso, o órgão pediu para que a população evite a região próxima ao shopping.
"Acreditamos que ainda pode haver algum perigo", disse Gomez a repórteres, sem oferecer a descrição de eventuais suspeitos. Porém, o agente ressaltou que não há mais um tiroteio em curso.
As autoridades ainda não determinaram um possível motivo para o ataque.
Imagens que circulam na Internet mostram uma forte presença policial no shopping.
A presença da polícia continua a crescer no Cielo Vista Mall enquanto a polícia investiga o tiroteio. Bem mais de 50 veículos de aplicação da lei no local à medida que as informações chegam.
O Cielo Vista Mall está situado ao lado da mesma loja do Walmart onde um atirador com crenças supremacistas brancas matou 23 pessoas e deixou outras 23 feridas no estacionamento da loja e dentro do supermercado, em agosto de 2019.
O tiroteio também ocorre apenas um dia depois de um atirador matar três estudantes e ferir outras cinco pessoas na Universidade Estadual do Michigan (MSU, na sigla em inglês), na cidade de East Lansing. O suspeito do caso foi encontrado morto.