Ciência e sociedade

Rússia desenvolve novo laser militar capaz de detectar pessoas a 18 km

A Rússia desenvolveu um sistema de reconhecimento de última geração capaz de detectar e identificar uma pessoa a uma distância de 18 quilômetros usando um raio laser, disse à Sputnik uma fonte da indústria de defesa.
Sputnik

"O laser é dirigido, reflete, regressa e registra. Ele identifica uma pessoa em uma distância de até 18 quilômetros", disse o especialista.

Segundo ele, o sistema de reconhecimento, detecção e designação de alvos foi desenvolvido com base em soluções elaboradas durante a criação e operação de outro sistema de reconhecimento e designação portátil, o Ironiya. O novo produto teve suas características melhoradas e foi expandida sua funcionalidade.
Cientistas russos inventam método de proteção de aeronaves contra mísseis autoguiados
O sistema faz parte de um novo veículo de reconhecimento na base do blindado Taifun (Tufão), que foi desenvolvido para as Forças de Operações Especiais russas. O equipamento no veículo fornece recepção, registro, armazenamento e transmissão dos resultados do reconhecimento.

"Uma bússola embutida, módulo de navegação por satélite e telêmetro registram as coordenadas, que são transmitidas em sinal digital para o receptor. Quando é usado um retransmissor, o alcance da transmissão de dados pode atingir até 400 quilômetros", acrescentou a fonte.

Em dezembro de 2022, combatentes das forças especiais do Distrito Militar Ocidental envolvidos na operação militar especial na Ucrânia disseram à Sputnik que estão usando o sistema Ironiya para direcionar e monitorar os ataques.
O sistema Ironiya se destina a observar e coletar informações sobre o terreno, inclusive a detecção de vários objetos. É equipado com um termovisor e um telêmetro de laser. Ele também pode ser usado para fazer gravações de vídeo, determinar coordenadas de alvos e fornecer designação de alvos para armas de precisão.
Comentar