Notícias do Brasil

Lula deve barrar privatização de portos de Itajaí e São Sebastião mesmo após aval do TCU

Vista do porto de Itajaí, administrada pela APM Terminals Itajai S/A, empresa arrendatária e operadora do porto, localizado na av. Cel. Eugênio Muller, 300, na região central de Itajaí (SC)
Ministério dos Portos e Aeroportos, chefiado por Márcio França (PSB), pretende barrar leilão de autoridades portuárias.
Sputnik
De acordo com apuração do portal Brasil de Fato, que entrou em contato com o Ministério dos Portos e Aeroportos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá barrar o leilão de alguns portos brasileiros.
De acordo com a pasta chefiada pelo ex-governador de São Paulo, Márcio França, "todos os processos serão analisados pela atual administração, mesmo aqueles que já tiveram o aval" das autoridades competentes.
Na última quarta-feira (15), o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a continuidade dos processos de privatização dos portos de São Sebastião, em São Paulo, e Itajaí, em Santa Catarina.
Agora, o processo segue para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que deve barrar os editais dos leilões.
Fotos de um dos 55 terminais de carga do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Notícias do Brasil
FAB e BNDES fecham acordo para 'alugar' grande área no Porto de Santos para terminal privado

"Nos portos públicos poderão ser concedidos serviços importantes, como dragagem, sinalização e os terminais, como já vem sendo feito há anos", disse a pasta, apontando que o comando será mantido.

"Contudo, os comandos das autoridades portuárias não serão exercidos por empresas, ou mesmo estatais de outros países, que não têm como prioridade os interesses nacionais brasileiros", afirmou o ministro em nota.
O presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, também se posicionou sobre o caso após a decisão do TCU de liberar a privatização.
"Não há nada mais privatizado no Brasil do que os portos. A inciativa privada detém os maiores e melhores terminais do país", afirmou o dirigente.
Notícias do Brasil
Lula diz que privatização da Eletrobras foi 'bandidagem' e quer revisão de contrato
Comentar