Os membros do Partido Republicano no Congresso dos EUA estão solicitando mais apoio militar a Taiwan para o ano fiscal de 2024, que começa em 1º de outubro de 2023.
O portal Air Force Times disse ter obtido na quinta-feira (16) o texto de uma carta de Jim Risch, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA.
"Devemos estar dispostos a aceitar a tensão que vem com o apoio a Taiwan em meio às ameaças e agressões da China, e devemos fazer corresponder as palavras às ações", sublinhou Risch, em conjunto com Mike McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara, e os líderes dos comitês de serviços armados de ambas as câmaras, o senador Roger Wicker e o representante Mike Rogers.
"Usando cada autoridade, devemos armar e equipar Taiwan para o tornar um parceiro mais forte e mais capaz, o que só ajudará a segurança nacional e econômica dos Estados Unidos", escreveram eles.
Risch e três outros congressistas instaram assim a administração de Joe Biden a reforçar a "ajuda de segurança internacional", incluindo para Taiwan, e cumprir uma solicitação do Congresso dada há alguns meses, que requer uma lista de capacidades críticas para Taipé se defender de um ataque.
Taiwan é considerado pela China uma província renegada, cuja separação do continente em 1949 nunca foi reconhecida por Pequim, apesar de relações não oficiais terem sido retomadas na década de 1980.