Panorama internacional

Pesquisa: maioria dos residentes alemães se opõe ao fornecimento de caças para Kiev

Quase dois terços dos cidadãos alemães não apoiam o possível fornecimento de aeronaves de combate a Kiev, de acordo com os resultados de uma pesquisa publicada pelo canal ARD TV.
Sputnik
De acordo com uma sondagem do Instituto Infratest dimap, esse ponto de vista foi expresso por 64% dos entrevistados. 23% dos participantes da pesquisa apoiaram a ideia de transferir caças alemães para Kiev. Outros 13% dos entrevistados se abstiveram de responder.
A perspectiva menos popular de enviar aeronaves de combate para a Ucrânia está entre os eleitores do partido de oposição Alternativa para a Alemanha (AdH) – 86% dos entrevistados, e do partido A Esquerda – 81%. 1.216 pessoas participaram da pesquisa realizada de 14 a 15 de fevereiro. O erro máximo do estudo é de dois a três por cento.
Recentemente, de acordo com relatos de veículos de imprensa, alguns representantes do governo americano estão fazendo lobby para a transferência de caças F-16 para Kiev.
Ao mesmo tempo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu uma resposta negativa à pergunta sobre o fornecimento desse tipo de veículos aéreos. Por sua parte, o líder francês Emmanuel Macron não descartou a possibilidade de enviar aeronaves para as Forças Armadas da Ucrânia.
Operação militar especial russa
Alemanha expõe fiasco da 'aliança de tanques' prometida pelo Ocidente à Ucrânia
Em janeiro, o chanceler alemão Olaf Scholz disse que Berlim não forneceria aeronaves de combate e nem enviaria soldados para a Ucrânia "nem agora nem no futuro". Suas palavras foram confirmadas pelo ministro da Defesa alemão Boris Pistorius, apontando para a complexidade da operação dos caças, seu alcance e poder de fogo.
Comentar