O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, disse neste domingo (19) que na visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que acontecerá em breve, Morawiecki quer discutir com o líder a possibilidade de aumentar a presença de tropas norte-americanas na Polônia e torná-las mais permanente.
"Estamos em processo de discussão com o governo do presidente Biden sobre como tornar sua presença [de tropas] mais permanente e aumentá-la", disse Morawiecki citado pela Reuters.
O premiê também falou sobre o envio de armas de Washington para Varsóvia: "Estou muito grato também por enviar novos sistemas Patriot e outras armas e munições muito modernas, porque isso também é, até certo ponto, um substituto para a presença de soldados, mas é claro que os dois andam juntos", afirmou.
Em junho passado, Biden disse que os EUA estabeleceriam um novo quartel-general permanente do Exército na Polônia em resposta às ameaças russas, segundo a mídia.
Também hoje (19), Morawiecki afirmou que o país está pronto para fornecer caças MiG a Kiev, caso Washington lidere uma grande coalizão para o envio de aeronaves aos ucranianos, conforme noticiado.