Notícias do Brasil

Litoral norte de SP: São Sebastião contabiliza 39 das 40 mortes causadas por temporais

Em Barra do Sahy, uma praia isolada do município, o Exército precisou improvisar um heliporto em uma rodovia interditada por deslizamentos para transportar corpos retirados por helicóptero.
Sputnik
O município de São Sebastião contabilizou nesta segunda-feira (20) 39 das 40 mortes causadas por deslizamentos e enxurradas decorrentes dos fortes temporais que atingem o litoral norte de São Paulo desde o último sábado (18).
Segundo noticiou a Agência Brasil, já são 1,7 mil pessoas desalojadas e 766 desabrigadas na região. Ao longo do dia, moradores tentavam acessar suas casas em meio a lama em busca de pertences e para checar os danos. Muitos voluntários trabalharam retirando lama e entulhos das ruas. Doações de água e alimentos estão sendo enviadas ao município por voluntários.
Em Barra do Sahy, uma praia isolada do município muito visitada por turistas, o Exército precisou improvisar um heliporto em uma rodovia interditada pelos deslizamentos para transportar corpos retirados por helicóptero.
Notícias do Brasil
Putin expressa condolências a Lula pelas enchentes em São Paulo
A prefeitura de São Sebastião vem sendo criticada por moradores, que afirmam não terem recebido nenhum alerta de chuva.
Em coletiva nesta segunda-feira, o prefeito do município, Felipe Augusto, disse que a prefeitura emitiu alertas a partir das 21h00 de sábado, quando as chuvas começaram. Ele afirmou que as chuvas estavam previstas, mas o volume surpreendeu.
"O que não se esperava era a densidade dessas chuvas, que ultrapassaram 600 milímetros em um curto espaço de tempo. Às 03h00 [de domingo, 19], o Centro de Coordenação de Emergência e de Contingência foi ativado. Nós nos reunimos no centro operacional da prefeitura, com a presença do corpo de bombeiros, coordenando todas as ações e já recebendo os primeiros chamados de escorregamentos e alagamentos", disse o prefeito.
Comentar