"Sobre o plano de paz da China, esperamos ver o que os chineses colocam sobre a mesa", disse Nuland durante uma entrevista ao jornal The Washington Post.
O plano deve ser divulgado na sexta-feira (24), acrescentou Nuland.
Os EUA acreditam que qualquer paz deve ser um acordo "justo" e "durável", não apenas um cessar-fogo que permitirá que as partes descansem e retornem ao combate, disse Nuland.
Se o presidente chinês, Xi Jinping, conseguir resolver o conflito na Ucrânia, o mundo "aplaudirá e dará um prêmio da paz", disse Nuland.
Discussão doméstica sobre fornecimento de caças à Ucrânia
O governo do presidente Joe Biden continua conversando sobre o potencial fornecimento de caças de quarta ou quinta geração à Ucrânia, segundo Nuland.
"Continuamos a ter essas conversas, tanto internamente quanto [...] com a Ucrânia. Existem alguns países na Europa que estão interessados em fornecê-los, e, como disse o presidente, 'essa é a escolha que eles farão'. Mas, novamente, este é um quadro em evolução, pois vemos do que a Ucrânia precisa", disse Nuland.
23 de fevereiro 2023, 12:06
Kiev há muito tempo pede aos EUA e outros aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) caças F-16 para usar contra a Rússia.
O site Politico informou em janeiro, citando fontes, que um grupo de oficiais militares dos EUA estava discretamente fazendo lobby para a entrega de F-16 a Kiev e que estava ganhando força no Departamento de Defesa dos EUA em meio aos preparativos da Ucrânia para uma ofensiva planejada nesta primavera europeia.
Já neste mês, um grupo de democratas e republicanos da Câmara dos EUA pediu ao presidente Joe Biden que fornecesse caças F-16 à Ucrânia em meio a uma escalada esperada no campo de batalha.
O secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Aleksei Danilov, disse que é apenas uma "questão de tempo" até que os EUA forneçam caças F-16 à Ucrânia.
Em janeiro, Biden disse "não" quando questionado sobre se os Estados Unidos estavam considerando enviar caças F-16 para a Ucrânia.