Panorama internacional

Após UE, Japão anuncia novas sanções contra a Rússia, incluindo peças para drones

Após o anúncio do décimo pacote de sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, confirmou, nesta sexta-feira (24), que o Japão também vai impor novas medidas restritivas contra indivíduos e entidades russos.
Sputnik
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do país, as sanções envolvem a proibição de exportação de peças para drones para a Rússia, bem como o congelamento de ativos de indivíduos e organizações instituições financeiras russas.
Mais cedo nesta sexta-feira (24), os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para o novo pacote de sanções contra a Rússia, após três dias de negociações.
Segundo Presidência sueca no órgão, este pacote contém "as sanções mais fortes e abrangentes" já impostas pelos Estados-membros da UE.
As sanções incluem restrições de exportação mais rígidas em relação ao uso de tecnologia de dupla utilização, com fins civis e militares.
A medida também atinge indivíduos e entidades que estariam supostamente fornecendo drones à Rússia e divulgando "desinformações", nas palavras da Presidência sueca.
Notícias do Brasil
Mídia: Japão procura governo Lula para cobrar posicionamento do Brasil ante conflito na Ucrânia
Comentar