Panorama internacional

Rússia vai reforçar Marinha com submarinos nucleares Aleksandr III e Krasnoyarsk

Estaleiro Sevmash entregará dois novos submarinos nucleares à Marinha da Rússia neste ano. Um estratégico Aleksandr III (projeto 955, Borei-A) e um multifuncional Krasnoyarsk (projeto 885, Yasen-M), disse à Sputnik o diretor-geral da Corporação de Construções Navais (OSK, sigla em russo), Aleksei Rakhmanov.
Sputnik
De acordo com Rakhmanov, Sevmash se encontra em condições de fabricar um ou dois submarinos por ano.
"Assim foi em 2021 e 2022, e esperamos que também seja assim em 2023. Serão um submarino estratégico Aleksandr III e um submarino multifuncional Krasnoyarsk", disse ele.
Atualmente, na Marinha Russa servem seis desses submarinos: Yuri Dolgoruky, Aleksandr Nevsky, Vladimir Monomakh, Knyaz Vladimir, Knyaz Oleg e Generalissimus Suvorov.
Os submarinos multifuncionais do projeto 885M Yasen-M são a versão modernizada do projeto 885. Os Yasen estão armados com os mísseis de cruzeiro Kalibr e Oniks, e mais tarde pensa-se em armá-los também com os mísseis hipersônicos Tsirkon.
Pequim elogia nível de coordenação entre as Marinhas da China e da Rússia durante manobras navais
Em dezembro do ano passado na cerimônia de inauguração do submarino Generalissimus Suvorov, o presidente da Rússia disse que a adição desses novos ativos militares foi um marco para a Marinha russa.
Ele expressou gratidão aos projetistas e construtores das embarcações e desejou boa sorte e serviço honroso às suas tripulações.
Comentar