Panorama internacional

China terá bons chips mesmo com restrições dos EUA, diz Bill Gates

Os EUA nunca conseguirão impedir que a China tenha bons chips, afirmou o fundador da empresa Microsoft, Bill Gates, ao jornal Financial Times.
Sputnik
Bill Gates ressaltou que a política norte-americana faz com que os chineses gastassem tempo e muito dinheiro para poder fabricar seus próprios chips, porém eles são capazes de criá-los rapidamente.

"A ideia de podermos vender chips, estamos destruindo. Estamos dizendo: façam seus próprios motores a reação, seu próprio software, seus próprios chips", afirmou Bill Gates.

O dono da Microsoft ainda afirmou acreditar que as ações norte-americanas sejam "uma vergonha e não entende a lógica", dado que as empresas chinesas possuem capacidade para suprir suas necessidades com rapidez, e isso não é nada benéfico para os Estados Unidos.
Um exemplo disso é a maior fabricante chinesa de chips, a Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC), que é alvo das sanções norte-americanas desde 2020, mas mesmo assim apresentou um crescimento de 33,6%.
Panorama internacional
EUA procuram aliados dispostos a participar da 'guerra' de sanções contra China, relata a Reuters
Gates também qualifica as relações entre EUA e China como as "mais importantes do mundo" e que gostaria que estivessem em um melhor nível.
"Estou decepcionado e preocupado pela maneira que esta relação tem evoluído nos últimos anos", afirmou.
O Departamento de Comércio dos EUA impôs restrições ao fornecimento de produtos de supercomputação e semicondutores a 31 empresas chinesas.
Comentar