"Estamos trabalhando duro para garantir a implementação tranquila e a extensão do acordo de grãos. Discuti isso com o secretário-geral da ONU, António Guterres, ontem", disse o principal diplomata turco na 5ª Conferência da ONU sobre os Países Menos Desenvolvidos (LDC5, na sigla em inglês) no Catar.
Cavusoglu lembrou que a iniciativa ajudou as famílias nos países menos desenvolvidos ao reduzir os preços globais dos alimentos.
Em 22 de julho de 2022, Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com alimentos e fertilizantes exportados dos portos ucranianos do mar Negro. O acordo foi prorrogado em novembro e agora deve expirar em menos de duas semanas, em 18 de março.
Uma fonte familiarizada com as negociações sobre sua extensão disse à Sputnik na sexta-feira (3) que o processo estava em um impasse. Um dos obstáculos, disseram eles, foram as garantias de acesso dos alimentos e fertilizantes russos ao mercado global.