Panorama internacional

Aumento de gastos militares indica que China se prepara para conflito com EUA, segundo analista

Haiwangxing, navio de inteligência da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China, operando a noroeste da Austrália, 11 de maio de 2022
Os planos da China para modernizar sua aviação e sua marinha mostram que o país está se preparando para uma nova ordem mundial e um possível conflito militar com os EUA, afirmou o analista militar russo Konstantin Sivkov.
Sputnik
Segundo o projeto de orçamento de 2023 divulgado no domingo (5), a China aumentará seu orçamento militar em 7,2%, para 224,8 bilhões de dólares (R$ 1,2 bilhão).
De acordo com o Global Times, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (ELP) deve comissionar novas aeronaves de combate mais avançadas em 2023, incluindo caças "invisíveis" J-20 e caças multiuso J-16, e também realizará testes do terceiro porta-aviões do país, o Fujian, lançado em junho passado.

"Isto se deve ao fato de existir uma crescente ameaça militar. É bastante claro que está sendo construída uma nova ordem mundial, na qual os EUA e o Ocidente em geral não serão mais os mestres mundiais, ainda assim eles querem preservar a antiga ordem mundial. Nessas circunstâncias, é claro, a ameaça militar está crescendo", observou Sivkov em uma conversa com a Sputnik.

Segundo ele, nunca houve situações na história da humanidade em que tenha surgido uma nova ordem mundial sem conflitos militares em larga escala.
"A China entende claramente que o mundo está em perigo e começa a desenvolver suas forças armadas. Além disso, segundo estimativas, a China está focada no desenvolvimento de sua marinha e aviação, ou seja, prioriza a condução de operações de combate contra os EUA", enfatizou o especialista.
Caças J-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) chinês durante Show Aéreo da China 2022 em Zhuhai, província de Guangdong, 8 de novembro de 2022
Panorama internacional
China prevê crescimento de gastos militares em 7,2%, com foco em 'aumentar a preparação de combate'
Comentar