EUA enviam bombardeiro nuclear à Coreia do Sul para 'alertar' norte-coreanos

Bombardeiro B-52 da Força Aérea dos EUA sobrevoa o Campo de Treinamento em Pabrade, Lituânia, durante exercício militar da OTAN, 60 quilômetros ao norte da capital Vilnius, 16 de junho de 2016
Os EUA implantaram um bombardeiro nuclear B-52H no território sul-coreano para participar de manobras militares conjuntas, segundo comunicado do Ministério da Defesa sul-coreano.
Sputnik
De acordo com a agência de notícias Yonhap, o envio do bombardeiro norte-americano mostra a capacidade e determinação de dissuadir e responder às "crescentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte".
Na segunda-feira (6), Washington e Seul realizaram exercícios aéreos sobre o mar Amarelo, onde, além do bombardeiro americano, participaram caças sul-coreanos F-15K e KF-16.
Submarino de ataque rápido USS Oklahoma City (SSN 723) da classe Los Angeles volta à base naval dos EUA em Guam, 19 de agosto de 2021
EUA enviam submarino nuclear à Coreia do Sul e aumentam presença estratégica na região
Além disso, o bombardeiro ainda participará dos exercícios Escudo da Liberdade, entre os dias 13 e 23, visando elevar as capacidades de defesa e resposta.
Os exercícios também são um recado direto à Coreia do Norte, que por sua vez, vem alertando os dois países sobre as possíveis consequências destas manobras militares em meio às tensões na região.
Comentar