Panorama internacional

'Ouçam Putin com atenção': ex-oficial dos EUA diz que líder russo definiu o futuro da Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin
O presidente russo Vladimir Putin traçou claramente os futuros contornos de segurança do país no contexto da situação na Ucrânia, disse em seu canal no YouTube o oficial reformado dos serviços secretos da Marinha americana, Scott Ritter.
Sputnik
"Vocês só têm que ouvir o que ele [Putin] está dizendo. A Rússia está em um conflito, e a indústria da defesa está funcionando em plena capacidade. As pessoas por cuja segurança ele é responsável serão protegidas. Aqueles que os ameaçam [os russos] serão empurrados para trás da distância máxima dos mísseis do inimigo que, neste momento, corresponde a 150 quilômetros para os sistemas Himars", disse o oficial norte-americano.
"A responsabilidade do presidente Putin é com a nação russa e a Rússia não é defendida pelas fronteiras da Federação da Rússia, mas, sim, pelo povo russo que partilha a mesma cultura, língua, história e religião, sendo a tarefa de Putin protegê-las", acrescentou ele.
De acordo com Ritter, os mísseis de longo alcance transferidos para a Ucrânia pelos Estados Unidos não lhe darão superioridade no campo de batalha, mas apenas garantirão que o país seja desmoronado durante a operação militar especial.
Caça ucraniano MiG-29 estaciona na base aérea de Vasilkov perto de Kiev, Ucrânia, 23 de novembro de 2016
Operação militar especial russa
Pentágono tenta encaixar mísseis dos EUA em aeronaves ucranianas, diz mídia
No final de fevereiro, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avisou que Moscou seria forçada a afastar ainda mais a ameaça ocidental das suas fronteiras se Washington fornecesse a Kiev mísseis de longo alcance.
Comentar