Quanto mais instável o mundo, mais importante é para a Rússia e a China desenvolver relações de forma constante, observou na terça-feira (7) o Ministro das Relações Exteriores chinês Qin Gang na conferência de imprensa anual.
"China e Rússia são grandes potências globais. No contexto de uma situação caótica [no mundo], China e Rússia têm um alto grau de confiança mútua. Juntos, os dois países podem contribuir para a multipolaridade do mundo e a democratização das relações internacionais, contribuir para o desenvolvimento global", observou Li Hongtao, que é o reitor da Faculdade de Política Internacional do Instituto de Ciência Política e Direito da Universidade de Jinan, comentando as declarações do chanceler chinês sobre o estado das relações sino-russas.
O especialista observou que as relações atuais têm a ver não só com os dois países, mas também com a "paz e estabilidade no mundo", e normal funcionamento da ordem política e econômica internacional. Segundo ele, "em uma nova época de eventos turbulentos, China e Rússia caminham juntas.
Anteriormente, o chanceler russo Sergei Lavrov disse que a Rússia e a China têm planos diversificados para desenvolver a cooperação bilateral.