Romênia pode comprar até 54 tanques Abrams aos EUA

Bucareste está em discussões com Washington acerca da aquisição dos tanques norte-americanos, podendo agora seguir nos rastros de Varsóvia no Leste Europeu.
Sputnik
A Romênia deve comprar um batalhão de tanques Abrams dos EUA, revelou Teodor Incicas, major-general e chefe da diretoria de armamento do Ministério da Defesa do país.
Incicas disse em uma entrevista ao Observatorul Militar, um podcast produzido pelo ministério, que o tipo de tanque foi selecionado depois que o Estado-Maior Geral das Forças Terrestres da Romênia, decidiu que era o mais adequado para reforçar o potencial de combate do serviço.
Operação militar especial russa
Envio de tanques Abrams dos EUA para a Ucrânia não faz sentido, diz conselheiro americano
É planejado que o pedido de aprovação da aquisição seja enviado em breve ao parlamento romeno. O número, a variante e o cronograma de entrega dos tanques não foram revelados, mas relatos apontam que Bucareste poderá adquirir até 54 unidades. Os Abrams devem substituir alguns dos tanques soviéticos antigos da Romênia.
A aquisição planejada poderia fazer da Romênia o segundo país com o tanque dos EUA no Leste Europeu, depois que o governo da Polônia assinou um acordo para comprar 250 tanques M1A2 Abrams em abril de 2022. As entregas começaram também nesse ano.
Comentar