"Cem por cento que estão preparando. Na área de Artyomovsk, os planos das Forças Armadas ucranianas para hoje são quatro ataques: dois ataques serão contra os flancos, mais dois ataques serão para dividir o nosso agrupamento [...] Eles estão planejando, é claro, cortar o agrupamento do Wagner e, assim, reduzir as tarefas que realizamos em Artyomovsk a zero", disse ele.
Agora, segundo Prigozhin, as unidades do Wagner estão nas proximidades da administração da cidade de Artyomovsk.
De acordo com seus dados, cerca de 50 mil soldados ucranianos estão posicionados na área de Artyomovsk, inclusive 12-20 mil nos limites da cidade.
"A partir de hoje, as Forças Armadas ucranianas prepararam surpresas adicionais para nós, e estes ataques adicionais que eles estão prontos para realizar incluem cerca de mais 20 mil efetivos. No final, serão cerca de 70 mil, mas isso não significa que eles estejam todos dentro de Artyomovsk", esclareceu Prigozhin.
Ao mesmo tempo, as perdas das tropas ucranianas perto da cidade são de milhares de militares, segundo ele.
"O Ministério da Defesa [da Rússia] estima em cerca de dez mil a 11 mil pessoas por mês. Isso em mortos", disse Prigozhin.
Entretanto, o fundador do grupo militar não estimou as perdas ucranianas em equipamentos militares, citando o sigilo desses dados.
Ele explicou a feroz luta por Artyomovsk pelo fato de que esta cidade é um "ponto de concentração" e "um lugar onde os exércitos se encontram" nesta etapa da operação militar especial.
Artyomovsk está localizada na parte controlada por Kiev da república de Donetsk, ao norte da grande cidade de Gorlovka. É um importante centro de transporte para o abastecimento das forças ucranianas em Donbass.
De acordo com os últimos relatórios, as forças russas cortaram ou tomaram sob controle todas as estradas asfaltadas para a cidade. A lama da primavera europeia está dificultando seriamente a entrega de munições e reforço de pessoal para as tropas ucranianas.